Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Instituto Previdenciário será presidido pela primeira vez por advogada do Alto Tietê

Suzanense especialista em Direito Previdenciário é a primeira da região a chegar à Presidência da entidade, que existe há 12 anos e tem representatividade nacional; solenidade acontece à partir das 19 horas, nesta quinta-feira (25 de junho), no auditório "Franco Montoro", da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)

Publicado por Carla Fiamini
há 9 anos

A suzanense Luciana Moraes de Farias, de 37 anos, vai tomar posse na noite desta quinta-feira (25 de junho) como presidente da Diretoria do Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE). É a primeira vez que um advogado do Alto Tietê chega ao cargo máximo da entidade, que tem 12 anos de existência e representatividade legítima em todo o Brasil. Na história da associação, é inédita, também, a condução de uma mulher à Presidência. A solenidade acontece às 19 horas, no auditório "Franco Montoro", da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) - avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera.

Luciana faz parte do IAPE há sete anos. Ficou apenas um ano como membro do instituto. Nas duas últimas gestões, fez parte da Diretoria da entidade, que, sem fins lucrativos, conta atualmente com 3 mil associados - todos advogados ligados à área Previdenciária. Neste mês, ocorreu a eleição que elegeu a Diretoria do Conselho Federal da associação para o biênio 2015/2017. Além da defensora suzanense, vão participar da linha de frente três advogados de São Paulo, um de Guarulhos e um e São Bernardo do Campo (QUADRO ABAIXO). Para a profissional, que também é professora universitária e escritora, é uma grande responsabilidade ocupar cargo em nível nacional em sua área de atuação:

"É uma honra para mim, até mesmo porque, até o momento, a entidade só teve presidentes homens, e é a primeira vez que o Alto Tietê tem um advogado no cargo máximo. Claro que será uma grande responsabilidade e um campo repleto de desafios também, mas estou me cercando de gente competente e comprometida para fazer desses próximos dois anos frutíferos e marcantes", valida.

Segundo Luciana, o objetivo institucional do IAPE é oferecer suporte aos advogados previdenciários de todo o Brasil, em demandas junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e ao Poder Judiciário. A advogada lembra, inclusive, que, a entidade conquistou, por meio de mandato de segurança, a não obrigatoriedade de defensores enfrentarem fila nas sedes de previdência, com o intuito de evitar desgaste e morosidade para o advogado e, consequentemente, para o assegurado (cliente).

"O IAPE também tem legitimidade para atuar nos tribunais superiores e pode interferir positivamente com deputados estaduais e federais na elaboração e adequação de leis. Participamos de congressos e exposições internacionais. Inclusive, já há um evento programado para nós, neste ano, na Costa Rica. Levar conhecimento do Direito para a população também é uma das finalidades do colegiado, bem como participar de ações sociais pelo Brasil" , complementa Luciana, que é autora do livro "Auxílio Acidente", que lançou em 2012, pela editora LTR.

IAPE

O IAPE tem sede em São Paulo, no Largo do Paissandú, 72, centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Contudo, há núcleos estaduais (todos os Estados) e regionais da entidade, incluindo Alto Tietê, Vale do Paraíba, Grande ABC, Baixada Santista e interior paulista. Na quinta-feira, na Alesp, 65 profissionais do Direito vão tomar posse, a exemplo de Luciana. É este grupo que ficará responsável pelos trabalhos das sedes e das comissões - um total de 26 - até 2017.

O deputado estadual Fernando Capez, presidente da Alesp; André Luiz Marques, presidente do IAPE; César Brito, ex-presidente do Conselho Federal da entidade; e o mestre em Direito Político e Econômico Anis Kfouri confirmaram presença na cerimônia, que também será realizada em comemoração ao Dia dos Advogados Previdenciários e como pano de fundo do lançamento do anuário do IAPE.

Currículo

Filha dos advogados aposentados Luiz Augusto de Farias e Ana Maria Moraes de Farias e irmã do advogado Luiz Augusto Moraes de Farias, Luciana trabalha na área há 15 anos. Graduou-se em Direito pela Universidade Braz Cubas (UBC) em 1999, e tem especialização em Processo Civil, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) - São Paulo; e em Previdência, pela Escola Superior de Direito (ESP). Ainda na PUC, cursou Mestrado em Direito Previdenciário e, na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), frequentou o curso Política e Estratégia.

Luciana é professora de graduação da Uniesp, e de pós-graduação da HGA, da EPM, Santo Agostinho, Uniesp / Unisuz e Esa. Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, é diretora do Departamento de Cultura e Eventos e, da OAB de Suzano é membro da Comissão de Previdência.


Diretoria do Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciário

Biênio 2015/2017

Luciana Moraes de Farias - presidente - Suzano

André Luis Marques - vice-presidente - São Paulo

Taís Santos - secretária - São Paulo

Tatiana Fiori - secretária-adjunta - Guarulhos

Sara Tavares Quental - 1ª tesoureira - São Bernardo do Campo

Rodolfo Ramer - 2º tesoureiro - São Paulo

  • Fonte: IAPE
  • Sobre o autorJornalista, pós-graduanda em Neurociência e oposição ao ar-condicionado
  • Publicações16
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações103
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituto-previdenciario-sera-presidido-pela-primeira-vez-por-advogada-do-alto-tiete/201556784

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)